Dar liberdade para os pensamentos faz parte da evolução da humanidade!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mudanças de paradigmas! Será!



Caros Amigos,

O ano de 2011 começa com algumas mudanças de paradigmas. Para quem não sabe o que significa o termo, segundo a Wikipédia é:

Paradigma (do grego parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo. pt.wikipedia.org/wiki/Paradigma

No ano passado a maioria elegeu a primeira mulher para presidente do Brasil. Isso destaca que o povo Brasileiro esta mudando aos poucos a nossa historia. Embora alguns digam que foi o nosso ex-presidente que elegeu a Sra. Dilma. Isso só foi possível porque o povo esta de desprendendo da cultura coronelista dos últimos 100 anos.

Por outro lado, alguns vão dizer que a politica assistencialista foi responsável pela mudança. E eles estão corretos! Entretanto, isso não é negativo e devastador para o país como muitos pensam. Pois, o assistencialismo também da oportunidade as pessoas. E, com isso, desperta a capacidade de desenvolvimento e crescimento que sobrepõe o instinto de sobrevivência e incapacidade.

Pensando dessa forma, e observando as pessoas empiricamente, é possível dizer que hoje a busca por conhecimento, estudo e qualificação vêm aumentando gradualmente. Logo, a pessoa que antes enxergavam os bens sucedidos como “burgueses capitalistas” que exploravam os pobres. Agora conscientemente ou inconscientemente estão mudando os seus pensamentos. Ou pelo menos, estão crendo numa vida melhor sem achar culpados pela sua pobreza.

As pessoas começaram a dar-se conta que o conhecimento e a qualificação é que abrem os caminhos para uma vida melhor. E, que a “vida burguesa” é para a maioria um conquista trabalhosa que exige sacrifício e trabalho árduo de anos. Até da vida toda para algumas pessoas!

A visão simplista do “burguês capitalista” que era negativa começa a agradar a população que antes não tinha perspectiva. Ou seja, com a politica assistencialista, muitas pessoas estão tendo a oportunidade de evoluírem no conhecimento. E, a médio e longo prazo, isso vai mudar a cultura do povo.

Lógico que não é a tão sonhada revolução educacional que o país precisa. Mas, comparando com a história recente do Brasil. Começamos a voltar para os trilhos novamente. Ou pelo menos, estamos começando a pensar em usar os trilhos!

Embora, os nossos empresários empreendedores tenham que pagar o altíssimo “custo Brasil” que é ruim. Pois, os mesmos são a maioria dos empregadores no país. Já podemos dizer que o Brasil teve uma agradável e pequena evolução nos últimos 10 anos.

Por último, as lições de 2010 devem ser vistas como uma sinalização para mudarmos os nossos paradigmas em 2011. Para procurarmos as soluções e não os problemas. Para sermos proativos e não reativos. Para buscarmos o conhecimento e a evolução pessoal. Pois ela é a chave para abrir todas as portas que necessita-se no presente e no futuro!

Autor: Julio Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.