Dar liberdade para os pensamentos faz parte da evolução da humanidade!

sábado, 6 de outubro de 2012

A TEORIA VICENTINA DA DUALIDADE PARTIDÁRIA – PARTE 2:



UMA REFLEXÃO DO ÓBVIO QUE É ÓBVIO

Como assim, o óbvio que é obvio? O termo refere-se aquelas pessoas que sempre dizem que se escreve o óbvio? Yes e Não! Hum! Então existe um grupo de pessoas que não entendem o óbvio que alguns acham óbvios? Ok. Por isso que cada pessoa tem sua visão cognitiva do mundo! What? Amansa burro, por favor. Conforme a Wikipédia, cognitivo é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem, a palavra tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles.

Logo, é óbvio que cada SER HUMANO tem a sua visão de mundo. Ou não! Será? Na duvida, deixa assim! Vamos ao que interessa. A teoria vicentina faz uma reflexão da história recente do Brasil. Na década de 60, o país não era tão diferente do que é hoje. Alteravam-se as bruxas somente. Ops. Mas existem bruxas? Não! Mas pero que las ay, las ay! Bem, voltando ao óbvio. Era um país com governo populista, corrupto e socialista. Epa! Já vi esse filme em algum lugar! Não é que é obvio mesmo!

Nessa época os filhos da classe média, afortunados em relação aos subjugados, tinham afinidade pela libertinagem, anarquismo e THC. Todavia, ser um pensador teórico com abrigo quando se precisa, facilita a filosofia. O difícil é ser filósofo teórico quando não tem um lugar para ficar e pessoas para te proteger. Hum! Como assim? De barriga cheia é mais fácil de pensar? Nesse caso, ser um subjugado pelo sistema, matar um leão por dia, gíria popular, dificulta o pensar? Será! Isso é óbvio! Talvez! Toda regra sempre tem exceção! Ou não?

Na década de 60 o medo que causava a dualidade democracia x comunismo era similar ao medo atual da liberdade de expressão x fundamentalismo dogmático do século XXI. Isso quer dizer que a guerra anterior era entre países com visões ECONÔMICAS DIVERGENTES onde o CAPITALISMO VENCEU. A Rússia e a China são a prova disso. Hã, óbvio! Então, agora é a briga entre o ESTADO LAICO X ESTADO FUNDAMENTALISTA. Onde o ESTADO (cúpula politica/religiosa + oligarquias + poder econômico) quer definir como o povo vai VIVER. Se não fizer o que eles querem, é um inimigo do ESTADO, ops, SISTEMA. Será! Não era mais fácil quando era capitalismo x comunismo?

Pensando bem, quem não tem medo de ideologia fundamentalista! Epa! Existe alguma relação entre ideologia e fundamentalismo? Amansa burro, por favor. Segundo a Wikipédia, o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Já o termo fundamentalismo, segundo a Wikipédia é: Por extensão de sentido o termo "fundamentalismo" passou a ser usado por outras ciências para significar uma crença irracional e exagerada, uma posição dogmática ou até um certo fanatismo em relação a determinadas opiniões.

Para tudo! Quero descer! Assim o óbvio não é óbvio. Precisa-se de uma simplificação desses conceitos para entender o óbvio. Logo, ter uma ideologia é acreditar e defender um conjunto de crenças e credos. E ser um fundamentalista, é defender essas crenças e credos como absolutas. Onde não existe um meio termo ou outra forma de pensar. O contrario do estado LAICO. Logo, o fundamentalismo é o defensor fanático de uma ideologia. Ele não aceita outras ideias diferentes das ideias que ele acredita. Sendo assim, não seria o fundamentalismo um inimigo da democracia e da liberdade de expressão? Só sei que nada sei!

Bem! Voltando ao âmago da questão, a teoria vicentina reflete sobre quatro grupos que determinaram o futuro atual do país. Os golpistas que derrubaram a democracia, as oligarquias ou pessoas que foram beneficiadas economicamente com o golpe, os pensadores teóricos da geração X do Brasil e seus seguidores e os subjugados pelo sistema e seus “cumpanheiros”. Contudo, todos eles foram manipulados de alguma forma pelas FORÇAS OCULTAS que o Getúlio Vargas um dia se referiu. É Vero! Talvez? Será mesmo que não existe ET?

Dizer que tem comunista no Brasil é de certa forma uma piada. Foi essa pegadinha que aplicaram nos golpistas do Brasil. Contudo, o que é comunismo? Segundo a Wikipédia, O "comunismo puro", no sentido marxista refere-se a uma sociedade sem classes, sem Estado e livre de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir são tomadas democraticamente, permitindo que cada membro da sociedade possa participar do processo decisório, tanto na esfera política e econômica da vida.

Se uma sociedade não tem divisão de classes, como se dividiria o trabalho? As classes não foram criadas por causa da divisão de trabalho? Seria um mundo sem chefes? Quem vai ficar no campo plantando? Quem vai ficar na cidade? Eu quero ficar na cidade! Falei primeiro! Então nem vem! Essa vaga é minha! Será! Como eram as tribos, nos primórdios da civilização? Sempre vai ter um CACIQUE? Convém lembrar, que é sabido que os SERES HUMANOS, munidos do anel de GYGES, pensam na melhor forma de dominar e subjugar os outros grupos. Ou não! Será que não existe ET mesmo?

Todavia, os quatro cavaleiros do apocalipse do Brasil: golpista, oligarquia, soberba e o revoltado precisam ser reciclados. A DIREITA e a ESQUERDA são um caminho que leva para o MESMO LUGAR, depois que inventaram o GPS. Isso quando a referencia é o PLANETA TERRA. Essa dualidade é um filme do século passado. No século XXI, não tem mais espaço para esse tipo de enredo. O povo cansou. A geração Y e Z não são idiotas. Eles têm o AMANSA BURRO ONLINE e tem iPhone parcelado em 18X. Pensando Bem! Toda regra tem exceção! Por outro lado, as pesquisas apontam que eles não querem ficar bilionários. Mas querem ser bem de vida. Querem um mundo responsável. Querem viajar. Querem conhecer pessoas. Querem fazer amizades. Querem VIVER. QUEREM RESPEITO!

Voltando aos Vicentinos, “Remenber” na década de 60: socialismo, corrupção, anarquismo, libertinagem, THC, desrespeito e imposição. Será que a história é cíclica? É “memis cacildis”! Isso é óbvio! Será? O mundo que eles estão criando não parece um reflexo do mundo que eles foram criados? A Soberba cresceu com afinidade a libertinagem e anarquismo! Ops! Mas não é que é óbvio. Os revoltados foram criados subjugados pelos golpistas impositores. Nesse caso, cabe aquele ditado, quando um burro fala os outros abaixam as orelhas. Hum! Será que tem alguma coisa a ver com aquela piada, dos particípios ativos como derivativos verbais, que rimava com jumenta? Deixa para lá! 

A questão a ser refletida a partir de agora é a seguinte: Estamos no mundo da geração Y e Z. Sendo governados pela geração X revoltada, complexada e inimiga da geração X da soberba e do THC. Quanto tempo de vida ativa ainda tem a geração X? 20 ou 30 anos! Por isso, não seria JUSTO que a geração Y e Z decidam o seu futuro? Ou não! Qual o futuro que a geração Y e Z querem? Quem vai estar VIVO no mundo daqui a 30 anos? A melhor maneira de prever o futuro é cria-lo! Para isso é necessário Pensa-lo, Entende-lo, Projeta-lo e Executa-lo. Os novos cavaleiros da GENESIS! Quem esta fazendo isso hoje? Será mesmo que não existe ET? Mas jumenta existe? É óbvio!


Autor: Julio Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.